GLENN GOULD, PREVIA O FIM DA APRESENTAÇÃO AO VIVO?


Transcrição e tradução parcial de matéria publicada no Guardian por Tom Service, em 20/09/2012

Embora Gould parecesse estar à frente de seu tempo - até mesmo um profeta - quando viu pessoas preferindo ouvir música em gravações do que na sala de concertos, o que ele não viu foi que a tecnologia tornaria a música gravada tão disponível e anárquica. A alta fidelidade do disco do LP permitiu que ele vivesse confortavelmente com os lucros de seus royalties. Seria impossível para ele fazer isso no mercado atual de alta fidelidade, streaming e reprodução, onde estão sendo levantadas questões sobre a capacidade de manter o controle de direitos autorais em qualquer nível. No entanto, ele criou uma nova maneira de pensar sobre a música gravada, onde o LP se tornou uma forma de arte em si - não apenas uma réplica de uma performance ao vivo. E aquela primeira gravação das Variações Goldberg, tão viva, alerta e fresca - acompanhada de lendas de braços empapados, luvas grossas e assentos rangentes - deu início a uma nova era nas relações públicas. Mas, além de toda a moda e mito, Glenn Gould era um pianista transcendental. Mesmo que tudo o que tocou se voltasse para Gould (poucos artistas são tão reconhecíveis em tantos estilos diferentes), ele ainda tocava com uma paixão acalorada pela comunicação - tornado ainda mais revelador e pungente como era de um apartamento recluso nos subúrbios frios de Toronto.
* Stephen Hough se apresenta com a BBC Symphony Orchestra no Barbican em 12 de outubro
.


Although Gould seemed to be ahead of his time - a prophet even - when he saw people preferring to listen to music on recordings rather than in the concert hall, what he didn't see was that technology would make recorded music so available and anarchic. The LP record's hi-fidelity made it possible for him to live comfortably on the profits of his royalties. It would be impossible for him to do this in today's higher-fidelity, streaming, reproducing marketplace where questions are being raised about the ability to maintain copyright control on any level. Nevertheless he created a new way of thinking about recorded music where the LP became an art form in itself - not just a replica of a live performance. And that first recording of the Goldberg Variations, so alive and alert and fresh - accompanied by legends of soaking arms, thick gloves and creaky seats - ushered in a new era in public relations. But beyond all the fashion and myth, Glenn Gould was a transcendental pianist. Even if all he touched turned to Gould (few artists are as recognisable across so many different styles) he nevertheless played with a heated passion of communication - made all the more telling and poignant delivered as it was from a reclusive apartment in the cold suburbs of Toronto.

* Stephen Hough performs with the BBC Symphony Orchestra at the Barbican on 12 October.






Comentários

  1. Falar de um interprete de musica clásica no seculo 20 nao e para quaisquer um, realmente concordo que GLENN GOULD foi de fato un "profeta musical.... "

    ResponderExcluir
  2. Eu , que participei do coral da OCE ( Orquestra de Concertos de Erechim, cidade vizinha de Getúlio Vargas), durante quatro anos, posso afirmar que nada substitui ouvir uma orquestra ao vivo, nem mesmo os cds ou lps mais bem gravados tocados em equipamentos de última geração. A emoção e o realismo jamais é o mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas