O EVENTO MUSICAL
Diversas vezes se escreve sobre documentações de eventos musicais seja para concertos ou gravações em estúdio. Se propõe análises comentadas em relação a vários registros destes eventos à partir de um acervo já disponível para este projeto e outras documentações também são disponíveis na web ou até em mídias comercializadas e que também serão coletadas e disponibilizadas para esta mesma finalidade. Um dos objetivos desta proposta é também reconhecer ou recuperar variações sonoras qualitativas onde se recuperam em novos arquivos digitais os eventos que relatam desde a captura original dos sons até uma conclusão dita enlatada e embalada a ser reescrita. Estes registros são mantidos respeitando suas identidades em timbres e espectros sonoros tal como foram concebidos pelos seus autores para edição, difusão e o seu significado qualitativo em termos de musicalidade. A razão principal deste projeto é comentar e rever a forma como se resgata atualmente estas informações sonoras e por consequência identificar as modificações que transgridem a proposta artística inicial, em função de hipotéticas ou inverídicas evoluções tecnológicas. É sabido também que muitas nuances se perdem ou se ignoram no decorrer deste processo modernizante dito evolutivo. Se questiona também, de forma muitas vezes equivocada, mas não sempre, a comparação entre os meios digitais e analógicos, a qual também será discutida neste projeto. No decorrer dos anos, o gesto de ouvir se modifica e as identidades sonoras se perdem neste processo de modernidade onde a difusão da música segue um caminho contínuo de desmaterialização.
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