APÓS SGT. PEPPER NADA MAIS SERÁ IGUAL


Em 2017, no ano em que se celebra os 50 anos do álbum Sgt. Pepper, se realiza um resgate de informações sobre as identidades sonoras em mutação desde os primórdios das técnicas de gravação em 1967 e a renovada reprodução de obras musicais. A nova edição 2017 do álbum Sgt. Pepper, pela primeira vez usa a tecnologia atual e especialmente no tratamento de dados no domínio digital, através de algoritmos sofisticados para resgatar uma identidade preferida e proferida pelos Beatles o álbum em registro mono. A versão estéreo ficou atribuída ao músico e engenheiro de estúdio George Martin. O filho de George Giles Martin reescreve o mais ovacionado álbum da mais influente banda de rock que migrar definitivamente para a técnica de gravação e edição e que se integra ao processo criativo, já manifesto no ano anterior, a partir do icônico álbum e obra não menos ovacionada, o LP Revolver editado em 1966, há 52 anos contados de hoje.


64 anos depois do rock do rádio e das festas de salões, com a transformação da música popular em música dita de consumo, o Rock And Roll segue um caminho completamente diferente de suas origens.


Intento perguntar para a geração de 1960 e 1970 sobre suas lembranças sensoriais, afetivas e culturais, não apenas a respeito da obra musical mas também sobre suas lembranças na forma e gesto de ouvir, bem como suas descobertas em relação à música. Algumas perguntas nortearão as propostas dos encontros.


O que se recupera culturalmente desta época?
O que sobra em memória e registros e como a história do rock pode ser reescrita?
Onde a tecnologia intervém na preservação ou renascimento deste ainda emergente estilo musical perante o jazz e a música erudita?
Onde há encontros ou desencontros na forma e no gesto de ouvir música com valores históricos e quando ela permanece acessível, jovem e popular? Qual o papel da tecnologia aplicada nestas novas formas de ouvir?


E finalmente, se este movimento mutante continuará através dos tempos modernos da desmaterialização e streaming, qual a expectativa de manutenção da midia física? As obras do universo rock perpetuarão? will you still feed me, will you still need me, when I'm sixty four? O que será do Sgt Pepper em 2021? (nova edição a ser comentada junto com mais dois álbuns) Will you still need me, will you still feed me, when I'm sixty four?




Comentários

Postagens mais visitadas