EM 1967 DISCOS DE 78 ROTAÇÕES FAZEM 70 DE VIDA
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Qualquer disco "flat" fabricado entre 1897 e o final dos anos 1950 (até hoje) giram numa velocidade de 78 rotações por minuto e são chamados de "discos 78" pelos colecionadores.
(Sources: Mudge, S., D.J. Hoek. Describing jazz, blues, and popular 78 RPM sound recordings)
O QUE SE DIZ SOBRE O CHARME SENSORIAL E NEUROLÓGICO DOS SETENTA E OITO REVOLUÇÕES POR MINUTO HOJE EM 2020?
(Abaixo, transcrição do jornal LE MONDE em matéria publicada em 5 de janeiro de 2020)
Por trás dos sons crepitantes estão as vozes poderosas do italiano Enrico Caruso (1873-1921) ou do russo Fédor Chaliapine (1873-1938). Gravadas em 78 rotações feitas de goma-laca, resina natural (o vinil só virá muito depois), as obras deste lendário tenor e baixo sempre causam arrepios. As 78 rotações, uma invenção brilhante do alemão Emil Berliner (1851-1929), deram ao público em geral acesso à música. E por quase sessenta anos, as 78 rotações, um apoio excepcional, dominaram o mundo.
Traçando a carreira deste inventor extraordinário, este documentário analisa, usando raros arquivos de som e documentos filmados datando para alguns do início do século XX, a revolução técnica e cultural provocada pelas 78 rotações. Como o compositor britânico contemporâneo Aleks Kolkowski resume: "Mesmo que a qualidade da gravação esteja muito abaixo dos padrões atuais, o som das 78 rpm tem uma presença que cria uma relação muito íntima entre o ouvinte e o artista. "
Em busca das vozes de amanhã
Inventor da genialidade, mas também um empresário formidável, Emil Berliner não deixará de melhorar suas invenções sonoras e poderá vender perfeitamente suas 78 voltas ao redor do mundo, enquanto o americano Thomas Edison (1847-1931), que havia tomado antecipadamente, com seu gramofone em um cilindro de cera, abandonará a corrida musical para se dedicar à eletricidade. Já em 1887, Berliner patenteou seu disco plano não apenas no Império Alemão, mas também nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Devido à sua composição, esses discos podem ser produzidos em grandes quantidades.
Caro a princípio, a curva de 78 foi adotada no início do século 20 por famílias ricas, mas também por restauradores. Em três anos, o inventor alemão fundou o Gramofone Berliner na Filadélfia (1895), o Gramophone Reino Unido (1897) e, em seguida, o Deutsche Grammophon (1898). Nada pode resistir a ele. Seus funcionários percorrem o planeta em busca das vozes de amanhã. Na Índia, Japão, Azerbaijão, eles gravam tudo, descobrem talentos.
A partir de 1904, as 78 rotações, produzidas a 25.000 cópias por dia, se impuseram nas residências. Os discos são cada vez menos caros, gramofones também. Um período abençoado para as 78 rotações, os anos 1920-1930 farão o jazz e o swing triunfar. Um bom tempo
(Abaixo, transcrição do jornal LE MONDE em matéria publicada em 5 de janeiro de 2020)
Por trás dos sons crepitantes estão as vozes poderosas do italiano Enrico Caruso (1873-1921) ou do russo Fédor Chaliapine (1873-1938). Gravadas em 78 rotações feitas de goma-laca, resina natural (o vinil só virá muito depois), as obras deste lendário tenor e baixo sempre causam arrepios. As 78 rotações, uma invenção brilhante do alemão Emil Berliner (1851-1929), deram ao público em geral acesso à música. E por quase sessenta anos, as 78 rotações, um apoio excepcional, dominaram o mundo.
Traçando a carreira deste inventor extraordinário, este documentário analisa, usando raros arquivos de som e documentos filmados datando para alguns do início do século XX, a revolução técnica e cultural provocada pelas 78 rotações. Como o compositor britânico contemporâneo Aleks Kolkowski resume: "Mesmo que a qualidade da gravação esteja muito abaixo dos padrões atuais, o som das 78 rpm tem uma presença que cria uma relação muito íntima entre o ouvinte e o artista. "
Em busca das vozes de amanhã
Inventor da genialidade, mas também um empresário formidável, Emil Berliner não deixará de melhorar suas invenções sonoras e poderá vender perfeitamente suas 78 voltas ao redor do mundo, enquanto o americano Thomas Edison (1847-1931), que havia tomado antecipadamente, com seu gramofone em um cilindro de cera, abandonará a corrida musical para se dedicar à eletricidade. Já em 1887, Berliner patenteou seu disco plano não apenas no Império Alemão, mas também nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Devido à sua composição, esses discos podem ser produzidos em grandes quantidades.
Caro a princípio, a curva de 78 foi adotada no início do século 20 por famílias ricas, mas também por restauradores. Em três anos, o inventor alemão fundou o Gramofone Berliner na Filadélfia (1895), o Gramophone Reino Unido (1897) e, em seguida, o Deutsche Grammophon (1898). Nada pode resistir a ele. Seus funcionários percorrem o planeta em busca das vozes de amanhã. Na Índia, Japão, Azerbaijão, eles gravam tudo, descobrem talentos.
A partir de 1904, as 78 rotações, produzidas a 25.000 cópias por dia, se impuseram nas residências. Os discos são cada vez menos caros, gramofones também. Um período abençoado para as 78 rotações, os anos 1920-1930 farão o jazz e o swing triunfar. Um bom tempo
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